EXECUÇÃO
1. Criar uma UV Sphere
2. Na janela de ferramentas (tecla N) clicar em Display Only Render
3. Adicionar o modificador Multiresolution
4. Subdividir (botão Subdivide) até 6
5. Reduzir Preview para 4 para aumentar velocidade de edição
6. Aplicar o modificador
7. Selecionar Sculpt Mode
8. Ocultar a janela de propriedades (tecla shift + espaço)
9. Selecionar Front Faces Only na prateleira de ferramentas
10. Usando simetria
11. Desfazer com ctrl + Z
12. Explorar ferramentas
PINCÉIS (BRUSHES)
Blob (Gota)
Empurra a malha para fora ou para dentro em uma forma esférica
Clay (Argila)
Semelhante ao pincel Desenhar, com mais configurações
Clay Strips (Tiras de barro)
Semelhante ao pincel Clay, mas usa um cubo para definir a área de influência do pincel em vez de uma esfera
Crease (Vinco)
Cria recortes ou arestas agudas empurrando ou puxando a malha
Draw (Desenhar)
Move os vértices para dentro ou para fora
Fill (Preencher)
Funciona como o pincel Flatten, mas traz apenas os vértices abaixo do plano de pincel para cima, ao inverso da escova Scrape
Flatten (Aplainar)
A escova Flatten encontra um "plano de área" localizado por padrão na altura média acima / abaixo dos vértices dentro da área do pincel; os vértices são então puxados para este plano
Grab (Agarrar)
Usado para arrastar um grupo de pontos ao redor da área do pincel
Inflate (Inflar)
Semelhante ao Draw, exceto que os vértices no modo Inflate são deslocados na direção de suas próprias normais
Layer (Camada)
Semelhante ao Draw, exceto que a altura da camada de deslocamento é limitada
Mask (Máscara)
As máscaras são usadas para "proteger" partes do modelo de serem editadas pelas ferramentas de escultura; eles aparecem como áreas escuras da malha; quanto mais escura for uma área mascarada, menos efeito terá a escultura
Nudge (Empurrão)
Move os vértices na direção do traçado do pincel.
Pinch (Pitada)
Puxa os vértices em direção ao centro do pincel. O ajuste inverso é Magnify, no qual os vértices são afastados do centro do pincel.
Rotate (Girar)
Gira os vértices dentro do pincel na direção em que o cursor é movido.
Scrape (Raspar)
O pincel Scrape funciona como o pincel Flatten, mas só traz vértices acima do plano para baixo
Smooth (Suavizar)
Como o nome sugere, elimina irregularidades na área da malha dentro da influência do pincel, suavizando a superfície
Snake Hook (Gancho de cobra)
Puxa vértices junto com o movimento do pincel para criar formas longas e semelhantes a cobras
Thumb (Polegar)
Semelhante ao pincel Nudge, este aplaina a malha na área da escova, enquanto a move na direção da pincelada