TEXTURAS PARA MODELOS MESH



CRIANDO UM CUBO COLORIDO NO BLENDER USANDO UV LAYOUT

Editar o objeto no Blender (neste caso o cubo) e efetuar o unwrap para obter o UV Layout. Editar a textura do UV Layout no GIMP. Depois importar o modelo e a textura do UV Layout no Firestorm. Seguem-se os passos.

1. Criar o cubo


2. Arrastar o "agarrador" na lateral para obter uma segunda janela



3. Definir a segunda janela como sendo UVImage Editor



4. Colocar em modo de edição (Edit Mode)


5. Selecionar edição de arestas (Edge)


6. Selecionar limite de visibilidade


7. Selecionar wireframe


8. Aumentar ou diminuir o zoom no botão de rolamento do mouse (botão central do mouse) e mudar o ângulo de visão do editor no botão central do mouse, clicando e arrastando a janela - necessário mouse de 3 botões


9. Selecionar as arestas que serão definidas como costuras para serem abertas (unwrap) - use a tecla A para selecionar/desselecionar tudo e o botão direito do mouse com a tecla shift apertada para selecionar uma a uma as arestas desejadas


10. Marcar as arestas selecionadas como costuras (Mesh → Edges → Mark Seam)


11. Efetuar a "abertura" do modelo (unwrap): Mesh → UV Unwrap → Unwrap



12. Arrastar a borda da janela e ampliar o UV Image usando o botão de rolamento do mouse (observar que podemos selecionar e desselecionar os elementos do UV Image usando a tecla A)


13. Exportar o UV Layout: UVs → Export UV Layout - Salvar o UV Layout como imagem PNG



14. Editar no GIMP para aplicar as cores no UV layout








15. Exportar o modelo mesh como Collada (.dae)


16. Importar o modelo 3D no ambiente virtual (usando o Firestorm) e aplicar a texturaUV


UM OUTRO EXEMPLO