ANIMAÇÃO DO TECIDO CAINDO NO VASO DE VIDRO

EXECUÇÃO

1. Criar uma UV Sphere


2. Mudar para visão frontal e Ortho (teclas 1 e 5)


3. Entrar em Edit Mode, selecionar a parte superior da esfera com seleção retangular (tecla B) e apagar os vértices (tecla X)



4. Selecionar a parte inferior da esfera e escalar para 0 (teclas S 0)



5. Criar um plano, escalar e posicionar o vaso sobre o plano



6. Aplicar o modificador Solidify e mudar Thickness para 0,1



7. Aplicar o modificador Subdivision Surface e mudar Subdivisions View para 2



8. Aplicar os dois modificadores


9. Mudar para o renderizador Cycles


10. Selecionar o vaso e aplicar materiais



11. Habilitar preview de materiais


12. Selecionar Glass BSDF



13. Selecionar o plano e aplicar materiais, deixando Diffuse BSDF



14. Entrar em modo Rendered



15.  Voltar para Object Mode e criar outro plano, escalando-o para o tamanho desejado do tecido



16. Rotar o plano no eixo Z em 45º


17. Rotar o plano no eixo X, inclinando-o um pouco


18. Mudar para visão frontal e Ortho e posicionar o plano levemente acima do vaso



19. Mudar para visão laterial (direita) e posicionar o plano sobre o vaso




20. Retornar para visão em perspectiva


21. Aplicar materiais


22. Selecionar Glossy BSDF



23. Mudar Roughness para 1


24. Mudar a cor


25. Mudar viewport color


26. Entrar em Edit Mode e subdividir o plano (Tools Subdivide)



27. Mudar Number of Cuts para 50


28. Retornar para Object Mode


29. Aplicar o modificador Cloth


30. Aplicar o modificador Solidify


31. Aplicar o modificador Subdivision Surface


32. Mudar Subdivisions View para 2


33. Aplicar Smooth


34. Clicar no botão Physics



35. Mudar Cloth Presets para Cotton


36. Atribuir valor 10 para Quality Steps


37. Em Cloth Collision (que deve estar habilitado), habilitar Self Collision


38. Selecionar o vaso para configurar Physics


39. Habilitar Collision


40. Selecionar o plano do piso e habilitar Collision também


41. Clicar em Play Animation





42. Pausar a animação e explorar a Timeline (botões de frames forward e backward)


43. Mudar para visão Rendered


44. Renderizar a cena usando visão de câmera


45. Mover a lâmpada


46. Em Point mudar Size para 5



47. Habilitar Nodes, Emission, Strength para 2000



48. Em World Mudar Color para preto




49. Renderizar com Render Image


50. Mudar para visão de câmera




51. Abrir janela de propriedades


52. Habilitar Lock Camera to View


53. Mover a visão de câmera com o mouse até a posição desejada



54. Clicar no botão Render para renderizar


55. Voltar para visão 3D, na janela de propriedades, em Sampling mudar Samples Render para 2000



56. Fazer a renderização final




Ideia original: https://www.youtube.com/watch?v=2zd1AI198I8