BLENDER - ATALHOS

Visões:

Visão frontal: NUMPAD 1
Visão por trás: Ctrl + NUMPAD 1
Visão de cima: NUMPAD 7
Visão por baixo: Ctrl + NUMPAD 7
Visão pela direita: NUMPAD 3
Visão pela esquerda: Ctrl + NUMPAD 3
Visão de câmera: NUMPAD 0
Muda entre perspectiva/ortogonal: NUMPAD 5

Mover câmera:

Selecionar a câmera e depois usar crtl + alt + NUMPAD 0
Para mover: tecla G e mover o mouse
Para aproximar/afastar: tecla G e mover o mouse pressionando o botão central
Para girar: tecla R (e tecla X, Y ou Z) e mover o mouse

Geral:

Abrir e fechar menus de ferramentas: T e N
Modo edição/objeto: TAB
Undo: ctrl + Z
Redo: shift + ctrl + Z
Mover ponto de inserção para a origem: shift + C
Mover ponto de inserção: botão esquerdo do mouse
Visualização quádrupla: ctrl + alt + Q
Visualização transparente: Z

Seleção:

Selecionar: botão direito do mouse
Desselecionar: shift + botão direito do mouse
Selecionar/desselecionar tudo: A
Seleção retangular: B
Inverter seleção (mesh): ctrl + I
Selecionar arestas em loop: alt + botão direito do mouse em qualquer aresta do perímetro do círculo
Selecionar "equador" de uma esfera: shift + alt + clique com o botão direito do mouse na aresta

Movimentos:

Mover objeto: arrastar com o botão direito do mouse
Mover ângulo de vista da cena: arrastar com o botão do meio do mouse
Mover visão: shift + botão central do mouse
Aproximar-se ou afastar-se da cena: rolando a rodinha do mouse

Operações com objetos:

Mover objeto: G
Rotacionar objeto: R
Escalonar objeto: S
Extrusão: E
Menu de extrusão: alt + E
Direções: X, Y, Z
Direção radial: S
Menu de deleção de objetos: X
Duplicação: shift + D
Separação de objeto: P
Juntar objetos: ctrl + J

Faces, arestas, vértices e mesh:

Adicionar faces: F
Inserir faces (inset faces): I
Ocultar: H
Desocultar: alt + H
Transformar em mesh: alt + C

Aplicar texturas UV:

Marcar uma costura: selecione os vértices da costura; ctrl + e; selecione Mark Seam
Para fazer o "unwrap" (desempacotar): abra UV/Image Editor; selecione todos os vértices com A; pressione U; salve o template na janela UV/Image Editor para editar no GIMP

Obter objetos com curvas:

Loop subdivide: ctrl + R (use o rolamento do mouse)
Edição proporcional: O
Não escala no eixo vertical: shift + Z
Curvar uma face quadrada: shift + alt + S

Editar curvas Nurb:

Mudar a curvatura: selecionar o nodo e mover
Para obter mais nodos: selecionar os dois nodos; pressionar tecla W; selecionar Subdivide